Guia para iniciantes
Themo em Mon Apr 17 2017 04:57:43 GMT-0400 (EDT)

Saudações!



Resolvi criar esse guia para auxiliar todos que estão começando. Caso tenha alguma crítica ou sugestão é só falar que altero o que for necessário!



——



Esse guia ficou grande, por isso decidi copiar outros tutoriais que vi pela internet, montando um sumário para facilitar a busca.

Para quem não sabe, basta apertar Cntrl+F (Comando+F se usar Mac) para ativar a busca no navegador, e digitar o que quer encontrar nele. Se busca por um dos itens diretamente no sumário, basta copiá-lo no local de busca ou simplesmente colocar o número com a devida pontuação.


SUMÁRIO:

  1. Resumo geral P.I.D.C.
  2. Configurações 3.Coisas para se fazer 3.1. PvE 3.2. PVP
 3.3. WVW


--------------------


Não é fácil começar um jogo com TANTAS opções de jogabilidade e meios de evoluir quanto o GW2. Bom, nesse guia, pretendo abordar os primeiros passos para que você possa usufruir da melhor maneira sem ficar (tão) perdido.

“Vale a pena comprar o jogo?”

  • Se você gosta de ter liberdade para fazer o que bem desejar;
  • só tem tempo para algumas missões diárias e olhe lá;
  • gosta de ter liberdade na construção e desenvolvimento de seu personagem, sem ficar preso em algo específico;
  • é competitivo - um bom sistema de jogador contra jogador;
  • não é competitivo - curte uma boa arte, ambientação, missões, algo mais distraído;
  • 
odeia que roubem seu "loot";
  • odeia que roubem seu "farm";
  • etc, coisa e tal e zaz…



Sim, vale muito a pena comprá-lo. 

TODAVIA, a primeira sugestão é: tente comprar na promoção! No geral, as promoções vem em épocas comemorativas como: Natal, dia das crianças, férias e próximo de lançamentos grandes ("living season" ou expansões) - caso esteja curto de grana e sem pressa vale a pena. Mas vez ou outra aparece uma oferta de última hora na nuuvem. Então entre nas comunidades de facebook e fique ligado, pois costumam avisar lá quando aparece alguma promoção - futuramente devemos postar aqui também.

Guild Wars 2 funciona com um sistema de multiservidores. Existem o servidor "North America" e o "Europe" - que apesar dos jogadores de um não conseguirem entrar na mesma instância (mapa) que os jogadores do outro, eles ainda conseguem conversar entre si, participarem da mesma guilda etc. Até mesmo o mercado de ambos é compartilhado.

Isso significa que, após escolher o seu servidor, a escolha que fizer do Mundo do qual será seu personagem só afetará o WvW - no caso, quem será do seu time nesse sistema.

As instâncias seriam mapas coletivos dos mundos. Quando uma enche de jogadores, abre-se uma nova instância do mesmo mapa. Quando o mapa fica muito vazio, fecha-se essa instância. É importante saber como isso funciona pois pode acontecer de pessoas no mesmo grupo estarem no mesmo mapa mas em instâncias diferentes. Para resolver isso, basta que você clique na foto do personagem da pessoa e clique em “Join” para se reunir com essa pessoa.



E, não menos importante, cada jogador recebe seu "loot" separadamente só de participar da luta e/ou evento. Ninguém rouba "loot" de ninguém, e até mesmo os recursos são específicos para cada jogador. Nunca faltará recurso em um mapa (a menos que tu colete todos no dia) e tu não corre o risco de roubarem o recurso que busca bem na sua frente.

Isso é genial, pois é bem difícil faltar algo no mercado. Sempre tem gente no mapa que você estiver, e se não houver, o jogo te avisará para trocar de instância - evitando assim aquele sentimento de abandono e conflitos desnecessários (comum em muitos MMO’s).

 Na verdade, tu fica até feliz quando aparecem mais pessoas para ajuda-lo, no geral.


Então, seguindo a lista de coisas importantes para quem está começando: 



  1. Resumo geral P.I.D.C. (Para Início De Conversa).


- Não ter o jogo implica em não conseguir utilizar o "Black Lions Trading Post" para compra e venda de 95% dos recursos e itens do mercado. Também coloca um limite de level para acessar certos mapas, e não permite acessar conteúdo da expansão. Não te impede de jogar, mas limita bem sua experiência de jogo - então teste bem antes de comprá-lo!


  • Não se preocupe com uma "build" fixa. Tu poderá altera-la a qualquer momento, e geralmente utilizam "builds" diferentes para momentos diferentes. Builds para explorar mapa, para PVP, para certos inimigos / dungeons / missões em PVE, para WvW… até mesmo os equipamentos tu deve mudar com o tempo. Geralmente, o pessoal mais experiente anda até com uma arma de cada tipo para diversas situações.

  • Utilize o botão de "deposit all materials", presente na engrenagem no topo direito da tela de sua mochila. Os recursos de "craft" (profissões) serão enviados automaticamente para o seu banco.

  • Use e abuse dos “Salvage kits”. Você dropará MUITOS equipamentos. 99,9% deles serão inúteis e só ocuparão espaço. Logo, use os salvage kits para “reciclar” todo e qualquer item que não use no seu personagem - salvo exceções para exotics (laranjas) e alguns raros (amarelos). 



Sempre confira o valor deles no mercado, visto que vale a pena vender aqueles que pagam um ou mais gold. Ao dar "Salvage" num equipamento, tu ganhará alguns recursos e, às vezes, runas. Tem quem tente melhorá-las na "Mystic Forge", tem quem prefira vende-las.


  • Arrume "bags"(sacolas; mochilas) com bastante "slots" (espaço) o quanto antes. É uma mão na roda.



  • Todos possuem uma “Home Instance”. Se trata de uma casa na qual tu pode colocar nodes, que são coletáveis (como árvores, minérios, presentes etc) que só você e os convidados em seu grupo terão acesso. Elas ficam nas cidades iniciais, e alguns "achievements" te darão recompensas que vão direto para ela. Não é personalizável, mas é um certo conforto pessoal.

  • Todos podem fazer parte de até CINCO guildas - mas só podem representar uma de cada vez. É MUITO útil ter ao menos uma guilda - de preferência que tenha um foco no estilo de jogo que te agradar. Representá-la é quando tu fica com as siglas da guilda no seu nome, com acesso do menu direto para as informações dela e com os bônus que ela dispõe.



  • De uma lida nas diferentes "professions" (classes de personagem) antes de escolher uma aleatoriamente. As armas definem os tipos de ataque que poderá utilizar, e a classe define como funciona cada arma.

  • O mundo que escolher só fará diferença no WvW, e tu ganha uma transferência grátis assim que compra o jogo.



- É importante logar todo dia - nem precisa fazer nada, só esperar seu personagem aparecer já conta - pois assim tu garante os itens diários e, quando ocorrer, capítulos da história do mundo do jogo (conhecidos como "Living Seasons"). Caso entre nas duas semanas de lançamento de um LS ("Living Season"), você o ganhará de graça. Caso não tenha o capítulo e não entre no jogo nesse período, precisará desembolsar 200 gemas para habilita-lo em sua conta.



- Entre na aba do seu personagem (H) e confira os achievements que podem ser feitos sempre que estiver à toa. Lá já da para ter uma idéia da quantidade de conteúdo do jogo e qual próximo passo seguir.



- Tem alguns instrumentos no jogo que permitem que tu toque músicas dentro do jogo - apertando as notas nos tons e tempos certos.



  • Fique atento aos comandos do chat, que facilitam sua vida, em especial o comando /wiki é o que mais ajuda novatos e veteranos. Sempre que aparecer algo que não saiba, digite "/wiki nomedacoisa" para ser direcionado para a wiki do jogo, para aquele item ou missão ou mapa e zaz em específico.

Usei muito para realizar diárias e encontrar os mapas que ela pedia. E sim, está em inglês, mas alguns momentos só com o mapa que aparece ou os nomes dos itens tu já entende o que fazer. Na pior das hipóteses, utilize o tradutor do google.



  • Tente arrumar um fone com microfone - visto que muitas pessoas, grupos e guildas preferem utilizar a voz para se comunicar em jogo. Muitas vezes, no meio da ação, as mãos estão ocupadas demais para sugerir movimentos ou ataques ou ler o chat. Todavia, o jogo ainda não conta com um suporte para voip só dele - dependendo assim de outros programas, como o Discord, TeamSpeak, Mumble e afins de acordo com seu grupo de amigos ou guilda.


O mais importante é: NÃO SE PRENDA a algo em específico. APROVEITE o jogo como lhe convier, e EXPLORE tudo o que for possível no meio tempo.

  1. Configurações

O primeiro passo para tirar o melhor proveito do jogo está aqui. Aprenda, nem que seja na marra, como editá-las. Recomendo que defina as configurações das skills aos poucos, para ficarem mais acessíveis à mobilidade de suas mãos e combos do seu personagem.

Três atalhos ("hotkeys") que recomendo à todos experimentarem e utilizarem:

"CAMERA"

  • "Toggle Action Camera": fixa o cursor no meio, permitindo maior mobilidade da camera sem precisar segurar o botão do mouse além de habilitar a skill 1 direto no mouse;
  • "Look Behind": famoso retrovisor, para ver se alguém te persegue;



"MISCELLANEOUS"


- "AoE Loot": pega automaticamente o loot ao redor;



Não se esqueça de deixar ativo na parte de "GENERAL OPTIONS" os nomes de tudo o que é possível interagir ("Show All Usable Objects Name"). Isso facilita muito encontrar alavancas, baús etc.


  1. Coisas para se fazer

Uma das vantagens do guild wars 2 é que tem MUITAS coisas para se fazer. Logo, tu não precisa farmar só matando monstros, por exemplo, visto que praticamente tudo te dá xp. Pegar recursos te dá xp, fazer missões locais te dá xp, cravar te dá xp, jumping puzzle te dá xp, abrir o mapa te dá xp… e vamos para o passo a passo.

3.1. PvE

No PvE ("Player vs Environment") o jogador pode buscar por atividades solo ou em grupos.

Atividades solo, que podem ser realizadas sozinho, temos:

  • "Story Journal": se você apertar "H", no canto esquerdo, tem uma barra com os menus referentes ao seu personagem. Um deles é o "Story Journal" - seria o "single player" do jogo. Ele rende boa experiência para desenvolver seu personagem, assim como dá bons equipamentos básicos para conseguir tirar o melhor proveito do jogo. Além disso, o LS2 ("living season 2" ou segunda temporada), o LS3 e a Expansão HoT ("Heart of Thorns") também podem render acesso à áreas restritas do mapa, além de garantirem alguns itens "Ascended" (os mais raros) e recursos para Legendarys (itens só acessíveis por "craft").

Em outras palavras: façam o "Story Mode", sem pressa, mas façam.



  • "Missions": todo mapa existem as "missions" - são os corações dourados que aparecem - no qual tem tarefas naquela área que ajudam a completar o coração. Realizá-los te rende algumas moedas, xp e Karma (um tipo de moeda especial), e fora isso, geralmente eles habilitam um novo mercador (o NPC do coração) que pode conter itens e receitas únicos, por assim dizer. Além disso, precisa realiza-los para completar o mapa. Recomendo faze-lo com as “events” que aparecem em laranja no mapa, pois geralmente tem o mesmo objetivo. 



ex.: A "mission" é “mate inimigos X” e a "quest" é “proteja a caravana no caminho”. E como consequência, proteger a caravana faz com que você mate os inimigos X.

  • "Events": nem todas as que aparecem pode-se fazer sozinho, que fique claro. Geralmente aparece um "[Group Event]" para tais casos - mas nesse caso, utilize o chat /m ("map") para chamar pessoas no mesmo mapa que você para ajudá-lo. Eles dão diversos prêmios, assim como uma boa xp. Alguns são bem divertidos de fazer (Shiineeeee que o diga) então recomendo.

  • Mapa: ao completar o mapa tu ganha experiência e alguns itens. Geralmente, tu fechará diversos "Achievements", e quanto mais "Achievements" tu completar, mais prêmios também ganhará - isso inclui títulos, "skins" novas para seus itens, "laurels", "gold coins", gemas, bônus permanentes de "drops" e afins. Não precisa ter pressa, lembrando, mas busque completar o mapa também - assim tu ganha "Hero Points" para desenvolver seu personagem dentre outras coisas. Alguns eventos, como os "World Bosses", ocorrem em mapas específicos.

  • "Jumping Puzzles": são “desafios de le parkour” com um rumo em específico, pulando pedras e penhascos ou casas e muros até um baú em específico - além de "achievements". É desafiador, algumas pessoas odeiam, mas nada que um amigo Mesmer não resolva. Outras coisas como coleções, "dives" (mergulhos), etc. podem ser encontrados nos jp ("jumping puzzles").


- Diárias: a MAIORIA das diárias é possível fazer sozinho. Mas não todas - algumas é preciso ir em grupos. As diárias são missões que resetam todo dia às 21h - quando o dia vira no horário de Brasília - nos quais tu ganha baús e "achievements" ao completá-las. É MUITO útil faze-las, e é possível se desenvolver bem durante a semana só fazendo elas. FAÇAM todas as diárias SEMPRE QUE POSSÍVEL!

Para entrar no menu de diárias, aperte "H", clique no menu "Achievements" e em "Daily". Lá, você poderá acessar as diárias Comuns (PVE - estrela; PVP - espadas cruzadas; WVW - torre); Fractais (T1, T2, T3 e T4); Eventos Especiais (dependem da época do ano); e locais (mapas específicos como "Lake Doric", "Bitterfrost" etc.).

Geralmente, você verá as "tags" (marcações que alguns jogadores adquiriram) perto dos eventos diários ou em certos farms. Vale a pena tentar chegar no local em que estão, pois no caso de diárias de "Jumping Puzzle", por exemplo, eles costumam dar portal para quem não tem paciência para faze-los. Ou em atividades em grupo, eles abrem a "tag" para aparecer no mapa e juntar pessoas ao redor.

Eventos Especiais: dependendo da época do ano, fique atento nos eventos que aparecem. Eles duram um período de tempo e liberam "skins" únicas, itens de transformação dentre outras coisas. Dá para conferir na loja ou pelas diárias se está ocorrendo algum evento. Digo pela loja pois, geralmente nesses eventos, pipocam muitas promoções e "skins" exclusivas dessa época do ano. Então PARTICIPE e APROVEITE! 
 Atividades em grupo

  • "Group Events": eventos que aparecem em laranja no mapa e são feitos para faze-los em grupo. É interessante, é desafiador e vale muito a pena quando está começando.



  • "World Bosses": são eventos com chefes ultrafodas que só é possível derrota-los em grupo em mapas e locais específicos. É raro ter algum que não consiga fazer, pois sempre costuma ter gente em diferentes instancias. Costumam dar "achievements", alguns "drops" únicos e é uma experiência e tanto.

Na dúvida, utilize o LFG ("looking for group", no menu "Y" da lista de amigos) no mapa local para ver se arruma um grupo em talvez outra instância mais populosa. Geralmente algumas guildas fazem suas "runs" de alguns "world bosses".



 O TEQ ocorre todo dias às 21h, na virada do dia. Aproveitem! Ele é o que tem maiores chances de dropar equipamentos "Ascended"

  • "Dungeons": um tipo de fase para ser feita em grupo. É divertido, tem bons "drops" e te dá um tipo de moeda daquela dg para que possa trocar por algum item específico depois. Cada dg tem um "set" de "skins" exclusivo de seus equipamentos, e algumas até dão "achievements" recompensadores ao fechar a coleção.

  • "Fractal": seriam "dungeons" mais rápidas de fazer, com recompensas inclusive melhores mas que, dependendo do grupo e level, são bem difíceis. Tem diversos achievments hilários e é uma experiência e tanto. Ótima pedida para fechar um set ascended sem muita pressa. Aqui, existe um tipo específico de dano no qual o pessoal fala bastante - AR ("Agony Resistance") - tratarei disso em outro guia.

  • "Raid": seriam "dungeons" para 10 pessoas, mais complexas e com melhores recompensas. Geralmente o pessoal é bem exigente com aqueles que querem fazer "Raid", então essa parte é um tópico mais avançado - voltado para o "endgame". 


  • "Guild Mission": são atividades que podem ser realizadas em guilda. Semanalmente as missões se alteram. Cada vez que um membro realiza uma atividade ele ganha uma moeda de guilda, que pode ser trocado por itens nos mercadores do "Guild Hall" (é recomendável pegar acessórios "ascended" com eles).

 É preciso estar em uma guilda para poder receber as premiações.

PS: entrar em uma guilda ajuda e muito em todas essas atividades em grupo, por sinal. Inclusive, algumas delas até ensinam a fazer "Raid" e afins.

3.2. PVP ("Player versus Player" - Jogador contra Jogador)

O pvp, no geral, é bem equilibrado. Existem dois modos, que lembram o estilo de MOBA. É voltado para um público mais competitivo.



Ao entrar na base de PVP (acessando o menu das espadas cruzadas) teu level e equipamentos não importarão. No meio superior da tela terá um elmo e duas espadas cruzadas. Clique no elmo para editar a sua "build", que será de level 80 e com os equipamentos e runas que optar. Suas escolhas aqui não afetarão seu jogo fora do PVP, servem apenas para o PVP e serão mantidas quando voltar aqui.


Os dois tipos são:


  • "Conquest": uma arena, 5v5, mapa curto com, geralmente, três área para dominar. Dominar a arena te dará pontos, matar inimigos te dará pontos, quem chegar à 500 pontos primeiro vence. Raramente uma partida chega em 15 minutos de duração, em média 12 minutos para partidas acirradas e 7 minutos para partidas mais fáceis - e cada mapa tem mecânicas únicas que ajudam na hora de pontuar.

  • "Stronghold": um campo de batalha, 5v5, tu pode coletar recursos no meio do mapa para recrutar "minions"(NPCS) que te auxiliarão a derrotar a base do inimigo. Ganha quem derrotar o Lorde do outro primeiro.



Tem um sistema de "ranking" também, no qual quão maior for seu ranking, maiores recompensas ganha. Vale a pena dar uma olhada - mesmo que não seja um jogador competitivo. A experiência que tu ganha ao jogar PVP aumenta seu level em PVP, todavia, tu ganha um “Tome of Knowledge” vez ou outra que te dão level no PvE.

3.3. WVW ("World versus World" - Mundo contra Mundo)



Ao criar uma conta, aparecerá a opção de escolher um mundo. 

Fora o continente (North America, Europe) - que te permite jogar com as pessoas de uma região em específico - o mundo que tu escolher só fará a diferença aqui, pois é aqui que teremos uma disputa geral em mapas diferentes e únicos, no qual é possível dominar campos, torres, castelos e fortaleza.

A experiência que tu ganha ao jogar WVW aumenta seu level em WVW, todavia, tu ganha um “Tome of Knowledge” vez ou outra que te dão level no PvE.



———————————



Por enquanto é isso, meu povo. Quem quiser e puder contribuir com mais ideias de como explicar um resumo geral para iniciantes com dicas e afins, é só dizer que vou alterando o post com o tempo. 



Obrigado quem conseguiu ler até aqui! Espero ter ajudado!


EDIT: Agradeço ao rufus pela contribuição nessa segunda edição!

Att. o seu, o meu, o nosso: Themo